sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

 

06 de junho de 2015 - SempreSustentável no programa de abertura do Como Será da TV Globo.


Expedições Urbanas busca projetos sustentáveis em grandes centros

O repórter Renato Cunha conversa com Sandra Annenberg no estúdio do Como Será? e o público confere o episódio de estréia do novo quadro.

 
     
  http://redeglobo.globo.com/como-sera/expedicoes-urbanas/noticia/2015/06/expedicoes-urbanas-busca-projetos-sustentaveis-em-grandes-centros.html  
 

Renato Cunha fala sobre o quadro Expedições Urbanas no Como Será? (Foto: Globo)

 
 

Para ver a matéria escrita, clique no link: http://redeglobo.globo.com/como-sera/expedicoes-urbanas/noticia/2015/06/expedicoes-urbanas-busca-projetos-sustentaveis-em-grandes-centros.html

Edição do dia 06/06/2015
06/06/2015 08h07 - Atualizado em 06/06/2015 08h07

O Expedições Urbanas vai percorrer o Brasil mostrando que é possível, sim, viver em harmonia com o meio ambiente nas grandes cidades. E no programa de estreia, o jornalista Renato Cunha conversou com Sandra Annenberg sobre a atração. Na primeira reportagem, o público conhece uma minicisterna que funciona com água de chuva reaproveitada. (Confira o vídeo abaixo)

 
 
 
 

A responsabilidade pelo abastecimento de água é do poder público, mas, também temos nossa parte nessa história. Foi pensando assim que Edison Urbano, um morador do interior de São Paulo, criou a minicisterna.

— É importante frisar que essa tecnologia serve para qualquer tamanho de cisterna. Ninguém tem condição de colocar uma caixa d'água no quintal, então, a minicisterna é bem funcional. A água de chuva não é potável, não pode usar para beber, tomar banho, lavar louça. É só para lavar carro, dar descarga no vaso, molhar plantas... — explica Edison.

Ele também montou um sistema para fazer o reuso da água do banho, que funciona por meio da gravidade. A pessoa toma banho no banheiro de cima, a água é desviada para um reservatório, e daí vai para o vaso sanitário do banheiro que fica no primeiro andar da casa. As ideias deram tão certo que o projeto Cistena Já está sendo multiplicado. Edison dá vários cursos e criou um site, o Sempre Sustentável. O objetivo não é vender as cisternas e sim ensinar outras pessoas a criar o sistema.

De acordo com Renato Cunha, o objetivo do quadro Expedições Urbanas é realmente compartilhar iniciativas que possam ser copiadas, para melhorar a vida dos moradores das cidades e preservar o meio ambiente.

— Temos que passar para frente a ideia de educação ambiental. Daqui a 30 anos, todo mundo vai ter sua minicisterna em casa. A história do Edison é só o primeiro quadro, tem várias coisas muito legais no Expedições Urbanas — adianta.

Tem dúvidas sobre a reportagem? Quer mandar sugestões ou elogios? Entre em contato através do https://falecomaredeglobo.globo.com/

 

E a aventura continua...
Abraços, sucessos e até +,
Edison Urbano.
Criação, P&D e disseminação em tecnologias de baixo custo.
e-mail: ediurb@sempresustentavel.com.br
Site: www.sempresustentavel.com.br 


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved