sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

 

ENERGIA HÍDRICA


APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA DE BAIXO CUSTO - PARA RESIDÊNCIA URBANA

Preocupado com a preservação do meio ambiente, e após muito estudo sobre o aproveitamento da água de chuva, tomei a iniciativa de desenvolver e disseminar projetos experimentais de baixo custo sobre o Aproveitamento da Água de Chuva para residências urbanas.

Os principais objetivos desses projetos são:

  • incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
  • fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de Aproveitamento da Água de Chuva;
  • servir de instrumento didático;
  • minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
  • usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático; preservando o ciclo natural da água.
  • se necessário usar a água de chuva para as descargas no vaso sanitário.

 

CLIQUE AQUI PARA VER INTRODUÇÃO AOS SIETEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA
Para saber mais, veja

Introdução


MINICISTERNA DE ÁGUA DE CHUVA - PROJETO DE BAIXO CUSTO PARA RESIDÊNCIA URBANA

Preocupados com a preservação do meio ambiente, a escassez cada vez maior de água potável, a grande falta de espaço físico nas residências urbanas e o desejo de fazer com que a população tenha algum sistema correto de Aproveitamento da Água de Chuva em suas casas, tomamos a iniciativa de criar e disseminar o projeto experimental de Aproveitamento da Água de Chuva com a tecnologia da Minicisterna para Residência Urbana.

A Minicisterna além de cumprir com sua função inicial pela qual foi projetada, também mostrou ser uma excelente ferramenta didática para escolas.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DA MINICISTERNA
Para saber mais, veja

Manual de construção

|

Dicas - Dúvidas - Perguntas e Respostas


FILTRO DE ÁGUA DE CHUVA DE BAIXO CUSTO - MODELO AUTO-LIMPANTE

Esse Filtro de Água de Chuva Auto-limpante e de Baixo Custo foi desenvolvido para ser instalado na tubulação de descida de água da calha do telhado. Ele é feito com tubo de 75mm e serve para telhados de até 30m2. Para projetos maiores use um filtro para cada 30m2 de telhado, ou seja, para cada 30m2 de telhado faça uma descida com tubo de 75mm e instale um filtro. Caso a tubulação seja diferente de 75mm, use adaptadores para esse diâmetro de tubulação, ou faça esse filtro usando diâmetros diferentes, bastando apenas seguir as mesmas proporções, por exemplo: para um telhado maior pode-se usar tubos e conexões de 100mm, porém o custo será maior.

É importante saber que esse Filtro é o primeiro componente de um sistema completo de Aproveitamento da Água de Chuva. Após esse Filtro, é necessário ter um Separador das primeiras águas de chuva e descarte das águas de chuvas fracas, para depois enviar a água de chuva forte (que vai estar bem mais limpa) para a cisterna.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DO FILTRO DE ÁGUA DE CHUVA DE BAIXO CUSTO - MODELO AUTO-LIMPANTE
Para saber mais, veja

Manual de construção


SEPARADOR DE ÁGUA DE CHUVA DE BAIXO CUSTO - PARA CASA POPULAR

O Separador de Águas de Chuva é o segundo componente de um sistema de Aproveitamento da Água de Chuva. Antes dele é preciso usar o Filtro de Água de Chuva, e depois dele uma cisterna.

A função desse componente é separar e descartar as primeiras águas de chuvas fortes ou águas de chuvas fracas. Assim só vai para a cisterna as águas de chuvas fortes que vão estar bem mais limpas, porque as primeiras águas de chuvas fortes que foram descartadas já fizeram a lavagem no telhado, calhas e tubulações.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DO SEPARADOR DE ÁGUAS DE CHUVA DE BAIXO CUSTO
Para saber mais, veja

Manual de construção


REÚSO DE ÁGUA DO BANHO FAMILIAR PARA AS DESCARGAS NO VASO SANITÁRIO

O projeto experimental de reúso de água do banho familiar para as descargas no vaso sanitário proporciona em média 30% de economia de água potável.

Obs.: Esse projeto contou inicialmente com o apoio da ONG Sociedade do Sol.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DO REÚSO DE ÁGUA DO BANHO FAMILIAR PARA AS DESCARGAS NO VASO SANITÁRIO
Para saber mais, veja

Manual de construção


BOMBA DE ÁGUA MANUAL DE BAIXO CUSTO - MODELO PUXA-EMPURRA

A engenharia hidráulica evoluiu muito no último século, porém para algumas necessidades básicas como um simples bombeamento de água em circunstancias críticas ou sem recursos elétricos não temos uma ferramenta de fácil acesso. Sentindo a necessidade dessa ferramenta para bombeamento de água em diferentes condições e aplicações, fomos incentivados a desenvolver esse projeto. Uma bomba manual, leve, adaptável em inúmeras situações, de fácil construção e baixo custo.

Obs.: Esse projeto contou inicialmente com o apoio da ONG Sociedade do Sol.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O MANUAL DE CONSTRUÇÃO DA BOMBA MANUAL DE ÁGUA - MODELO PUXA/EMPURRA
Para saber mais, veja

Manual de construção

|

Dicas - Dúvidas - Perguntas e Respostas


BOMBA DE ÁGUA MANUAL DE CORDA - PROJETO DE BAIXO CUSTO

Dando mais opções de construção de bombas manuais, vamos descrever nesse manual de construção um tipo de bomba manual movida por manivela para puxar (verticalmente) água de poço de até 40m de profundidade.

Obs.: A primeira versão desse manual foi criado em agosto de 2006 para a ONG Sociedade do Sol.

 

BOMBA DE ÁGUA MANUAL DE CORDA - PROJETO DE BAIXO CUSTO
Para saber mais, veja

Manual de construção


 


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved