sempresustentavel.com.br

CADASTRE-SE  PARA  RECEBER  AS  NOVIDADES

Minicisterna feita pelo Ronaldo Nogueira de Oliveira - abril 2015


domingo, 19 de abril de 2015

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

com base no projeto da mini cisterna do site sempresustentavel.com.br, construí o meu próprio projeto de coleta da água da chuva.

Todos já devem saber que a água da chuva pode ser aproveitada para muitas coisas no nosso dia-a-dia como lavar carro, regar as plantas, lavar o chão. Porém, acumular água parada em casa pode vir a ser um problema devido ao mosquito transmissor da Dengue que se utiliza de focos de água parada para procriação.

Pois bem, nem por isso iremos deixar de aproveitar a água da chuva. Economia para o bolso na conta de água e também contribui para o meio ambiente.

A peça principal no projeto que mantém o mosquito fora da nossa reserva de água é o filtro com rede como mostrado no site Sempre Sustentável.

Clique para ampliar    Clique para ampliar.

Este filtro além de eliminar a sujeira trazida com a água da calha ele também impede a entrada do mosquito. Para isso, uma rede fina é colocada dentro do cano.

O sistema de ladrão também recebe uma rede fina de proteção. desta forma, o mosquito também fica impedido de entrar pelo ladrão.

Clique para ampliar.    Clique para ampliar

Clique para ampliar.

Um sistema de válvulas permite com que as bombonas possam ser cheias concomitantemente e, após cheias, a válvula é fechada para permitir a utilização da água separadamente.

Clique para ampliar.

As três bombonas podem armazenar cerca de 750 litros de água. O suficiente para molhar a grama e o jardim por aproximadamente três semanas.

Projeto e execução: Ronaldo Nogueira
Agradecimentos: Gustavo Almeida pela ajuda na montagem e a Tadeu Nogueira pela construção da base e ao site sempresustentavel.com.br.
fonte: www.sempresustentavel.com.br

fonte dessa matéria: http://emporiotek.blogspot.com.br/2015/04/aproveitamento-de-agua-da-chuva.html?spref=fb


© Copyright - Todos os direitos reservados - All rights reserved